DATA: 07/07/2016


BRASILEIROS NÃO SABEM SE PREPARAR PARA APOSENTADORIA

BRASILEIROS NÃO SABEM SE PREPARAR PARA APOSENTADORIA Seis em cada dez brasileiros, cerca de 64%, não se preparam corretamente para a aposentadoria. É o que aponta um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que ressalta a falta de recursos para a previdência privada como um dos motivos, com 32,7%. Já o desconhecimento de como começar a poupar figurou em 2º lugar, com 19,6%.

De acordo com a pesquisa, 74,1% das pessoas contribuem para o INSS, através da empresa ou como autônomo. A poupança é uma preparação para a aposentadoria para 19,2% dos entrevistados, já a previdência privada por apenas 6,2% e investimentos em imóveis por 6,1%. O valor médio mensal aos contribuintes da previdência privada corresponde a R$ 258 e vem sendo feito há oito anos, em média.

Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, os dados são preocupantes. “As pessoas não pensam que no futuro terão uma redução de renda, quando pararem de trabalhar. E quanto mais velho, mais caros são os planos de saúde e é maior a necessidade de remédios caros e cirurgias. Tudo isso deve ser pensado enquanto ainda são jovens”, ressalta.

Outro fator interessante apontado pela pesquisa é a consciência dos entrevistados, que entendem as consequências da falta de precaução para a aposentadoria. 38,8% imaginam queda no padrão de vida, 26,7% acreditam na queda da qualidade de vida, devido à falta de renda fixa mensal, e outros 13,8% acham que não poderão parar de trabalhar.

Fonte: Comunicação Sincor-SP



Imprima